terça-feira, 5 de maio de 2009

Renovação da Mente



Eu geralmente não faço postagens sobre opiniões próprias e nem gosto ou estilo meu, porque sei que isso é muito particular e muito variável de pessoa para pessoa. Eu nasci em um lar evangélico e em uma igreja muito conservadora, mas ao passar do tempo eu fui gostando de estilos e de musicas diferentes, assim como acontece com todo adolescente, e infelizmente na época eu só pude encontrar isso no mundo, pois o inimigo oferece uma variedade muito ampla de diversão e entretenimento, como a igreja não aceitava de forma alguma aquele estilo que particularmente me identifiquei, e como eu não tinha discernimento espiritual o bastante isso contribuiu para que eu ficasse desviado por um tempo, mas eu sempre soube que não poderia viver sem Jesus, ai entra aquele dilema que sei que muitas pessoas passam, “poxa mas como viver com Jesus e manter meu estilo”, por exemplo quem gosta de rock, como viver com Jesus e curtir meu rock, muitos podem ate achar que isso é bobagem, mas é serio, muita gente não se converte achando que para ser crente tem que ser careta, que crente não se diverte, que crente não curte rock, não estou dizendo aqui para que se mude o foco da igreja, como diz minha prima Amanda Araújo “toda igreja será inútil se o foco não for Deus”, a igreja não precisa mudar o foco para atrair e envolver o jovem, mas ela tem que saber que se não oferecer diversão o mundo oferece, e o adolescente e o jovem, vivem muito intensamente isso, eles necessitam de diversão, de se socializar, e por muito tempo a igreja deixou a desejar quanto a isso, antigamente pra você ser crente tinha que mudar até o seu jeito de se vestir, se curtia rock não curte mais, se andava de sk8, não anda mais, se gostava de festa não gosta mais, se gostava de filmes não gosta mais, eu lembro que quando eu era criança eu era excluído de todas as brincadeiras na escola e ninguém queria ser meu amigo, porque eu era crente, e crente não brincava, eu cresci sem televisão na minha casa, porque o pastor proibia, e hoje vemos que se bem aproveitada é um dos melhores meios de se evangelizar, enfim, tantas coisas e regras inúteis que só fizeram com que muitas pessoas criassem um certo medo da igreja, hoje eu imagino quantas pessoas morrem sem Cristo, e muitas vezes por detalhes como estes, e isso não se estende somente aos estilos de vida, som e outros, quantas vezes eu via o pastor falar na igreja que crente que era crente não se envolvia na política, que política não era de Deus, e hoje a política está do jeito que está entregue ao maligno, eu me pergunto será que aqueles pastores liam realmente a bíblia, porque hoje eu vejo quantos reis, governadores e juízes foram instituídos por Deus, que fiquem bem claro que não estou falando mal desta ou aquela denominação e nem deste ou aquele pastor, estou apenas me posicionando contra um modelo de igreja que mais levou a condenação do que a salvação, como diz um pastor muito conhecido, “a igreja é o único exercito que mata seus soldados feridos”. E a solução para isso sempre teve ali diante de nossos olhos, Lucas 10, 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Amor, quando entendemos o verdadeiro significado desta palavra, as coisas mudam de direção, no lugar de você priorizar as regras, tipo aquele velho conceito, cumpra primeiro as regras, quando você for santo, ai nos vamos te amar, graças a Deus mudou e hoje nos te amamos e Deus vai transformando teu caráter, entenda que não estou contra as doutrinas, estou apenas fazendo uma avaliação sobre o que acontecia em nossas igrejas, mas graças a Deus nossas igrejas hoje tem entendido este significado, amo muito minha igreja, mas hoje eu gostaria de citar aqui um exemplo de uma igreja que tem um nome bem diferente, no inicio eu não entendi o nome mas hoje eu já sei porque, chama-se Bola de Neve, e assim como uma verdadeira bola de neve ela vem crescendo e mudando completamente aquela visão retórica e distorcida da igreja, apenas trabalhando algo muito simples que é o amor pelas vidas.
Lembro-me de um testemunho dado pelo pastor Edizio, doze do pastor Laudejair, no qual ele falava que eles ganharam pra Jesus um dos maiores capoeiristas da cidade deles, e única coisa que o rapaz sabia fazer e como ele sustentava sua família era com a capoeira, e sabemos que as musicas de capoeira em sua origem, são invocações, e o que fazer diante desta situação, eles mandaram colocar as musicas gospel todas em ritmo de capoeira e deram pra ele usar na roda, e o que aconteceu? O irmão ta firme e esta ganhando os outros capoeiristas pra Jesus, porque eles sabem que Jesus é bom e que não precisa largar a capoeira pra servir a Deus, talvez se eles tivessem aquela antiga visão nem o próprio mestre de capoeira tinha permanecido na fé. Isso chama-se renovação da mente.
Na radio da igreja bola de neve eu encontrei todos os rimos e estilos que eu gosto realmente, e sei que posso ouvi-los sem culpa, pois não são seculares, eu gosto muito de adoração e louvor de celebração, mas gosto também de rock, de pop rock, de reggae, de rap, musica eletrônica, e hoje eu posso ouvir este mesmo som, sendo gospel. Isso também é renovação da mente. E eu ate indico a radio da igreja bola de neve para quem gosta destes estilos,
http://www.bolaradio.net
Lembro-me também de uma ministração do Pr. Antonio Cirilo, no qual ele estava ministrando em um evento de celebração e o Espírito Santo de Deus, levou ele a ouvir o que algumas pessoas estavam pensando, e estas pessoas pensavam assim “QUAL A DIFERENÇA DESSE EVENTO PARA UM SHOW DO MUNDO, ESSAS PESSOAS TODAS PULANDO” e o Espírito Santo levou ele a responder o seguinte, A DIFERENÇA É QUE AQUI NOS SABEMOS PARA QUEM ESTAMOS PULANDO. Mais um exemplo de renovação da mente, enfim, graças a Deus nossas igrejas estão começando a viver o verdadeiro Amor, sei que temos que mudar muito, mas o primeiro passo já foi dado.
Ao contrario do que muitos pensam, a igreja tem sim que se envolver na política, tem sim que se envolver no futebol, no sk8, no rock, enfim em todos os setores da sociedade, pois em todos os lugares assim, tem pessoas que precisam ouvir o amor de Deus, e necessitam de salvação, que Deus venha colocar em sua mente esta mesma renovação, quem sabe seu vizinho é um roqueiro, e você nunca conseguiu evangelizar porque não entende a linguagem dele, compre um cd de rock gospel e o presenteie, ou pagodeiro, ou forrozeiro, já imaginou o impacto que você vai causar na vida dele? Lembro-me quando minha igreja montou um time de futsal e outro de vôlei, para concorrer o campeonato estadual, foi o maior bafafá na cidade, mas ganhamos muitos atletas para cristo, e viramos referencia, em breve estou sabendo que a igreja bola de neve está realizando um campeonato de sk8, sei que muitas pessoas serão impactadas com este evento, tem algo melhor do que você praticar seu esporte favorito, ouvir sua musica favorita e ao mesmo tempo está servindo o Deus vivo? Que o espírito de Deus traga toda renovação e estratégia que você precisa para evangelizar seus amigos.
Deus te abençoe poderosamente.
Por:. Marcos Lima

4 comentários:

Srtª. Jocília Oliveira disse...

Realmente, Marcos, muitas pessoas pecam por ignorância. Confundindo com o que é natural do ser humano com o que é armadilha de Satanás, achando que pra ter salvação precisa viver como um extra-terrestre. Mas devemos lembrar que Deus quer mudanças de cada um de nós, pois somos novas criaturas, como a palavra de Deus ensina. Mas são tranformações de dentro pra fora e que nos faça crescer como pessoa e como servo. Paz de Cristo!

Herberti disse...

Estimado Marcos,
Confundir forma com essência é um pecado antigo da igreja. Por gerações fomos ensinados que o padrão aceitável de cristianismo era aquele herdado (principalmente) dos missionários americanos, que com seu esteriótipo do sul do E.U.A., formataram a igreja brasileira. Libertar-se desta fôrma tem sido difícil: junto com um desejo sincero de gerar uma igreja com uma identidade brasileira, há também todo tipo de maus obreiros, ensinando padrões mundanos como se fosse liberdade. Somente com o Espírito Santo, usando Seus ministros com discernimento de espíritos para nos guiar nestes dias trabalhosos.

Anderson Muller disse...

Paz do Senhor irmão!

Como acompanho seu blog indique-o a receber um selo!!
Se quiseres passe no meu blog para pega-lo!!

http:/palavranova.blogspot.com

Grande abraço!

Anônimo disse...

A paz! Já coloquei o selo ´´somos mais que vencedores`` no meu blog e te indiquei. Entra lá no jovensemcristobrasil.blogspot.com e confere. A paz do Senhor!