|
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Confissão de Pecados
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
2009 o ano da mudança
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Investindo Para a Frutificação
O discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual para tornarmos nossos discípulos frutíferos e o ensinarmos a amar.
"Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto" (João 15:2)
O ser humano é mutável e mudamos para melhor ou pior. Mas, nós não fomos chamados para a classe dos piores, nós fomos chamados e eleitos para classe que dá fruto permanente. Para isso, devemos cortar os excessos, que são hábitos que precisam ser corrigidos e mudados, como os de linguagem, comportamento, relacionamento, etc. Cortar excessos significa extrair as partes infrutíferas da árvore, e não cortá-la inteira, porque os que menos valem vão valer muito, e os que mais valem vão valer mais ainda, pois ninguém é descartável. Se Jesus não desistiu de nós, não podemos desistir de ninguém.
Temos que ter cuidado ao cortar os galhos, porque existem galhos frutíferos que estão sobre os que não dão frutos e, se você cortar estes sem atenção, corre o risco de também cortar galhos bons.
Para tornarmos nossos discípulos frutíferos devemos ensiná-los a amar, entendendo que o discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual. O amor é um sentimento que se confunde com gostar, que é uma condição necessária, mas não suficiente para permanecer e continuar junto. Só o amor tudo suporta. O amor que Deus nos ensinou, para o mundo é cinismo, mas, para igreja é restauração. Para termos autoridade ao ministrar para quem quer que seja, precisamos dessa saúde emocional e afetiva, amando o próximo, a família, os discípulos, os doze e a igreja. Devemos buscar tudo isso em Deus.
Assim como precisamos de saúde afetiva, também precisamos de saúde espiritual, para ministrar vida espiritual para os discípulos. Para se ter um melhor fluir na própria vida, na vida dos discípulos e das células, para vermos o fruto, temos que estar sempre em oração, leitura bíblica, estudos e em guerra espiritual. Por isso, precisamos de cura em todas essas áreas, e, assim, ministrarmos com segurança.
Para que a árvore frutifique, é preciso crer que ela vai frutificar. Sempre encoraje, incentive, dê motivação, deixe o potencial e a capacidade de seus discípulos em um nível elevado, e o resultado virá nos frutos naturais. Por isso, não devemos desistir de alguém porque é problemático. E, para socorrermos os nossos discípulos, precisamos fazer um investimento de fé. Ninguém é descartável, lembre-se que Jesus fala em várias partes da Bíblia que Ele não veio chamar justos, e, sim, pecadores ao arrependimento (Mc 2:17).
Deus está nos tratando. Está escrito em Romanos 11:17-18 que
"se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti". Romanos 11.17-18
Por isso, temos que cuidar dos nossos discípulos, tratá-los e alimentá-los, para que os frutos apareçam. Deus é o grande Restaurador de seiva, como está escrito em Jó 14:7-9
"Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova". Jó 14.7-9
Vivendo um novo começo, descobrindo o meu discipulado. Textos: Jo 1:29; Mt 3:13-17; Mt 9:14-17
Verdade Central: Nossa função no discipulado é encaminhar os discípulos para a presença do Messias.
Introdução
Para que fosse confirmado o ministério messiânico, era necessário que houvesse três testemunhas: o Pai, o Espírito Santo e um homem que era João. João estava um dia no rio Jordão e quando Jesus passou, ele disse:
"Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" João 1:29.
Ele revela a identidade messiânica, Jesus recebe a palavra, os céus se abrem e ouve-se a voz de Deus dizendo:
"Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer" Mateus 3:17.
Nessa mesma hora o Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba pousou sobre Ele. Naquele momento houve uma testificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo e uma declaração humana. Naquele dia foi revelada a identidade messiânica de Jesus, mas ninguém o seguiu, porque foi um choque.
· De quem são os discípulos que estou gerando?
"Então vieram ter com ele os discípulos de João..." Mt 9:14a
João continuava à beira do rio Jordão esperando pessoas para batizar. Se Jesus ainda não havia morrido, por que João estava batizando e fazendo discípulos? No dia em que João revelou o caráter messiânico de Jesus, restava-lhe apenas algo a fazer: cumpre-se hoje o meu ministério, tornar-me-ei discípulo de Jesus; e todos os outros discípulos de João viriam até Jesus. Mas, João nunca foi discípulo de Jesus. Ninguém mais que João sabia que Jesus era o Messias. Ele recebeu a revelação. Sua missão específica era proclamar este testemunho. Mas, esse homem continuou fazendo discípulos para si e não para Jesus. Assim também, podemos fazer discípulos à parte. Todo o homem de Deus que sai do propósito, que se insurge contra a liderança, perde o pescoço. Judas e João perderam o pescoço.
· Conseqüências de um discipulado de competição.
"...perguntando: por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?" Jo 1:29; Mt 9:14b
Muitas vezes as pessoas quando chegam a um nível de revelação fazem sua própria rota, seu próprio caminho. João não foi para a cadeia por acaso; foi plano de Deus para não haver ministério de concorrência.
João tinha duas classes de discípulos. Tinha os discípulos que ele preparou e que entenderam que estavam sendo preparados para o Messias, e outros que disseram que nunca deixariam João. Esses últimos são aqueles que gostam de deserto, de sofrimento, de chacotas, de ministério público. João foi preso e seus discípulos continuaram batizando, continuaram fazendo tudo o que João fazia, competindo com Jesus. Não só competiam como confrontaram a autoridade de Jesus dizendo que jejuavam mais que os discípulos d’Ele. Sabemos que quando não somos genuínos discípulos de Jesus agredimos Sua autoridade. Quando quebramos princípios de autoridade nos insurgimos contra Jesus e entramos em maldição.
Conclusão
A Bíblia diz que João tinha dois discípulos que ao verem Jesus passar deixaram-no e foram após Ele. Jesus já conhecia a fama dos discípulos de João e perguntou o que eles queriam. Eles queriam saber onde Jesus morava, onde era a casa d’Ele e Ele os levou até lá. Isto significa que quando estamos formando discípulos não os formamos para nós. Formamos o discípulo para apresentá-lo ao Messias, para que beba e coma diretamente d’Ele e se encha da Sua doutrina.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
A Bíblia está cheia de ERROS, FALHAS E CONTRADIÇÕES...
Curiosidades Bíblicas - Parte 2
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia? R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia? R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 773.693 palavras.
6. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 3.566.480 letras.
7. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus? R: Ester e Cantares de Salomão.
Gênesis
9. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? R: Jabal. Gênesis 4:20.
10. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta? R: Jubal. Gênesis 4:21.
11. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
12. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia? R: Sara. Gênesis 23:1.
13. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando? R: Gênesis 24:11.
14. Quais os nomes dos filhos de Abraão? R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
Êxodo
16. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
17. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
18. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? R: Êxodo 15:23,24,25.
19. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27.
20. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo? R: Êxodo 23-20,21.
Números
22. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro? R: Balaão. Números 22:25.
- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.
- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25)
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes?
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
O Lenhador de Deus
Orai e Vigiai
Estamos vivendo principalmente aqui no Brasil o inicio de um grande avivamento, o que ouvimos dizer é que pastores da Europa ligam para pastores no Brasil, pedindo profetas, homens realmente comprometidos com a obra de Deus, e Deus tem levantado grandes homens nesta nação, muitos até dizem que este será o ultimo grande avivamento antes da vinda de Cristo, o que tem acontecido nas nossas igrejas é algo sobrenatural, vidas sendo salvas, grande multiplicação, mas como sempre o inimigo não iria ficar parado frente a este grande avivamento, e realmente tem tomado providências para tentar parar este grande mover do espírito santo, e ele não mede esforços, tem usado de muitos meios para isso, e um meio muito bem usado por ele é a televisão, “não estou dizendo aqui que você, não assista televisão, temos ótimos programas”, mas como é o meio mais fácil e rápido de atingir grandes multidões, esse é umas das principais estratégias do inimigo, estes dias mesmo, na quinta feira, cheguei em casa de uma maravilhosa reunião e ligo a televisão na Record (que por sinal é a televisão de um evangélico), estava passando um filme sobre bruxaria, no sábado a tarde, novamente no mesmo canal estava passando outro filme incentivando o uso da bruxaria, no domingo chego da igreja, após um culto maravilhoso, onde vimos a grande multiplicação de vidas, o crescimento da igreja de Deus e para completar uma ministração sobrenatural do pastor Laudejair Guerra, da igreja Batista Celular de Brasília, chego em casa e ligo a TV na globo, estava passando um filme chamado HELLBOY, onde eles transmitem a mensagem que o diabo não é um ser tão ruim assim, que tem sentimentos, aquelas velhas artimanhas do inimigo, então eu resolvo mudar de canal e passei para o SBT, adivinha o que estava passando? Constatine, um filme onde mostra a luta de um exorcista contra os demônios, mostram também uma blasfêmia, mostrando um anjo homossexual, mostra também o exorcista fazendo a extremunsão de um demônio e o mandando para o céu, pura heresia e blasfêmia, quanto termina este filme começa novamente no SBT um tal seriado chamado, Sobrenatural, onde eles mostram pessoas possuídas, suicidas e outras coisas mais.
Isso só confirma que estamos vivendo os últimos dias aqui nesta terra, que o nosso bom Deus está prestes a voltar para nos buscar, temos que estar vigiando, de olhos bem abertos, pais cuidado com que seus filhos assistem, cuidado com o que eles acessam na internet, o mundo por si só está corrompido, para onde olhamos vemos violências, drogas, suicídio, ainda voltando a televisão hoje pude acompanhar após o jogo do Vasco a TV mostrando ao vivo no sporttv, um torcedor tentando se suicidar e a torcida eufórica gritando “pula” “pula”, meu Deus este mundo esta perdido, mas não desanime, ainda existem muitas vidas a serem salvas, chegou a hora de sairmos de porta em porta, de esquina em esquina pregando o evangelho, anunciando as boas novas do Senhor, a todo instante esta morrendo alguém sem Deus, e toda culpa é nossa, somos inegligentes com a obra de Deus, chega de inventarmos desculpas esfarrapadas, não da mais, vidas estão perecendo, qual é a sua desculpa? A TV? O trabalho? Os filhos? A faculdade? Basta, fale de Jesus no seu trabalho, anuncie a palavra de Deus na sua família, na faculdade, no posto de gasolina, no ônibus, a pessoa que senta ao seu lado, você já parou para pensar que ela pode esta sedenta da palavra de Deus? Lendo as cartas de Paulo , pude perceber o quanto aquele homem sofreu para anunciar o evangelho, e nos o que estamos fazendo? Deus tem um chamado muito grande para sua vida, a palavra de Deus diz, “agrada-te do Senhor e ele satisfará o desejo do teu coração”, e não há nada que agrade mais o coração de Deus do que ganhar vidas, almas, fomos feitos apenas para ganhar almas, quer ser abençoado? Ganhe almas, quer ver sua família feliz? Ganhe almas, almas, almas, temos que ganhar almas, foi para isso que nos nascemos. Tenha uma semana de bênçãos de Deus na sua vida e experimente ganhar 1 alma para Jesus nesta semana e verás como Deus pode transformar o teu viver. Graça e Paz.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
O dia em que o sol parou
Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, também em Maryland, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial daquele período:
"Precisamos desses dados para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que entrem em rota de colisão com qualquer um deles. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados com autonomia para muitas e muitas décadas no espaço, precisamos traçar sua trajetória com precisão para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles. Nós e oscientistas da NASA, descobrimos que falta um dia no calendário universal. Envolvido nesta pesquisa, pude presenciar uma descoberta fantástica: falta um dia na história do universo!"
Eis como tudo aconteceu: Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros, tanto no passado quanto no futuro, e então surgiu um impasse. O computador subitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos. Entretanto, havia entre eles um evangélico que falou sobre a história de Josué. Os engenheiros da IBM foram imediatamente chamados para verificação de um possível defeito e, após um cuidadoso exame de toda a rede de informática, garantiram que estava tudo em ordem. Foi então, que esse membro evangélico que fazia parte da equipe, lembrou-se de que Josué, segundo os textos sagrados, certa ocasião ordenara ao Sol que parasse e contou o episódio aos seus colegas. Ninguém acreditou, a princípio, pois todos os outros cientistas eram acostumados a fatos concretos. Assim, eles o desafiaram a provar o que dizia. O cientista, ao ser desafiado, pegou a Bíblia e mostrou Josué 10:12 "Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom". Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a noite caísse, eles poderiam sobrepujá-lo. Pediu, portanto, a Deus que o Sol parasse, e assim aconteceu, o Sol não se pôs o dia todo.
Depois destas explicações, resolveram colocar esses novos dados nos computadores para ver se era realmente o dia que faltava e, voltando no tempo, achamos uma resposta aproximada. O período que faltava no tempo por causa do pedido de Josué era de 23 horas e 20 minutos; não era, portanto, um dia inteiro, conforme garantiam os computadores da NASA. Com esse resultado, os cientistas voltaram ao livro de Josué e acharam o capítulo 10 v.13: "E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos... O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro". Bem, o texto bíblico confirmava que não era exatamente um dia inteiro e esse achado foi muito importante, mas ainda assim continuavam em dificuldades, porque faltavam 40 minutos, e não é possível realizar cálculos para séculos futuros com um erro desse tipo.
Após algum tempo, aquele cientista evangélico se lembrou de outra passagem bíblica que mencionava outro episódio a respeito do sol. Dessa vez o astro maior teria regredido no tempo. Todos ficaram atônitos... absolutamente mudos! Novamente o primeiro impulso foi de descrédito, porém, utilizando-se de um programa específico para consultas bíblicas, chegaram ao seguinte texto: II Reis 20: 8 à 11 - "Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os retrocederá? Então disse Ezequias: É facil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça, antes retroceda dez graus. Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz".
Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado. Dez graus são exatamente 40 minutos que, somados às 23horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué, formam precisamente as 24 horas (um dia) faltantes em nossos cálculos.
(Texto extraído de depoimento do Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº13).