segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Lenhador de Deus

Juízes 6:6,11-27 

Quando meditamos na vida de Gideão, vemos claramente como Deus, pode usar uma pessoa com menor probabilidade de ser usada. Gideão é uma referência do que é aprender a ler na dor. Um lenhador de Deus lê na dor. 

A Palavra de Deus relata que Gideão era o menor na casa de seu pai. (Vs 15)

Por que Deus escolheu Gideão e não um estudioso, um sábio para livrar seu povo da opressão dos midianitas?

Vamos conferir algumas características de Gideão

1ª) Ele não faz tudo que quer, mas faz tudo que pode! 

Gideão não tinha como impedir que os midianitas viessem ao ataque, mas ele decidiu que eles não iriam atacar sua colheita. "... Estava malhando trigo no lagar, para salvá-lo dos midianitas. (vs 11)

Talvez você não possa mudar seu marido, mas você pode mudar você. Você não pode ficar milionário da noite para o dia, mas pode administrar o pouco que você tem e o Senhor te colocará sobre o muito. Deus espera ação de nós.

Será que estamos fazendo tudo que podemos? Deus trabalha junto conosco. Não podemos evitar que as lutas venham, mas podemos nos preparar pra elas.

2ª) – Inconformismo (vs 13)

Hoje em dia, as pessoas já não possuem coisas maiores, porque não acreditam que podem ter. Será que ainda acreditamos em maravilhas? Deus é Deus de maravilhas. Deus tem mais pra nós, o que precisamos fazer é clamarmos a Ele! O Lenhador de Deus tem sempre fogo aceso.

3ª) - Busca o ‘como’ de Deus

Precisamos perguntar a Deus a estratégia e não "será que?... "

Deus tem o "como", a estratégia. Sonhe com o "como de Deus" e esteja sensível a voz do Espírito Santo (Ref. Juízes 6.15).

4ª) – Humildade

Deus ama a cada um de nós e se apaixona pelas nossas características pessoais. A humildade e a simplicidade apaixonam a Deus. "Deus exalta os humildes e abate os soberbos" Se não for por Deus somos incapazes e insuficientes.

Quanto mais humildes mais abençoados, quanto mais soberbos mais longe de Deus e longe da vitória.

5ª)- Busca da Convicção

O Lenhador de Deus trata suas inseguranças na presença de Deus. Precisamos ter a convicção de que a vitória já é nossa. Um convicto encara parede de concreto e manda ela sair da frente. Um convicto abre o mar vermelho. Fala que vai chover, quando já não chove há três anos.

6ª)- Generosidade (vs 18)

Deus não pediu a oferta, foi Gideão que ofereceu. Sabe como alcançamos resgate e restituição? Com esvaziamento. Quer ler na dor e transformar dor em alegria? Aprenda com Gideão "Os que semeiam com lágrimas, com júbilo ceifarão".

7ª) - Adoração (vs 24) 

8ª) - Obediência (vs 25 e 27)

Quem poderia imaginar que a escravidão do povo estava em um poste-ídolo e em um bezerro de 7 anos? E o que Gideão fez? Destruiu o poste - ídolo da casa de seu pai. Ler(Dt 28).

9ª) - Guerreiro (vs 34)

O Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão - Rendição ao controle de Deus. Se quisermos a vitória, precisaremos entregar nossas vidas ao controle de Deus. E o seu pequeno exército de 300 homens venceu o exército dos midianitas. (Ler Juízes 7)



Pr. Laudjair Guerra

Nenhum comentário: