quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Deus Quer Verdadeiros Homens de Ferro

Davi estava vivendo um momento muito difícil, seu filho Absalão estava perseguindo-o para matá-lo e tomar-lhe o reino, e neste momento difícil de sua vida é que surge no cenário Bíblico um homem avançado em idade chamado Barzilai.

Segundo o Novo Dicionário da Bíblia, Barzilai significa “Homem de Ferro”, e é baseado nas características deste homem que quero pensar nos heróis “homens de ferro” que Deus espera contar nestes últimos dias.


No capitulo de numero 17 versículos 27 a 29 diz que Barzilai sabendo que o rei Davi estava em fuga pelo deserto levou alimentos para o rei e seus soldados. No capitulo 19 versículo de numero 32 diz que Barzilai era homem mui rico e sustentou Davi enquanto este esteve em Maanaim.

Era tempo de guerra, o perdedor certamente perderia tudo o que tinha, pois os seus bens seriam levados como despojo pelo exercito vencedor. Barzilai tinha muito a perder, ele poderia ter ficado neutro nesta guerra, todavia ele era “homem de ferro”, e “homens de ferro” domina suas emoções e medos.

Deus não conta em seu exercito com homens que tenham medo de perder o que possuem, para estes Ele diz ‘voltem para trás’[1] pois ‘quem achar sua vida perdê-la-a’[2], Deus conta com homens que lutam pela justiça, ainda que isto signifique perder o que tenham como valioso nesta terra.

Diz o versículo de numero 31 que Barzilai era de Gileade que no hebraico significa ‘região rochosa’, ou seja, todo herói é moldado em lugares difíceis. Barzilai nasceu e cresceu em um lugar difícil para se plantar e colher, todavia as adversidades naturais serviu para moldar o seu caráter e torná-lo um “homem de ferro”.

Pessoas que só querem o que é fácil nunca terão forças suficientes para vencer e ajudar os outros a venceram os momentos difíceis.

No filme “Homem de Ferro” o empresário Tony Stark molda a sua armadura de ferro no momento que esta nas mãos dos terroristas árabes. Usando a historia do filme como metáfora podemos dizer que as adversidades moldam em nos armaduras que servirão para ajudar outros, foi firmado na sua historia de vida que Barzilai pode ajudar Davi.

Gileade também era conhecida pelo seu famoso balsamo que era usado tanto como perfume, como anestésico. Ou seja, as experiências acumuladas na região rochosa serviam como anestésico para as feridas de Davi. Heróis não levam apenas socorro, levam também refrigérios para os feridos.

O versículo 31 ainda diz que ele desceu de Rogelim que no hebraico significa ‘lugar de calunias’. Todos os heróis sofreram calunias, sejam os das historias em quadrinhos (Homem-Aranha, Batmam, etc...), sejam na vida real. Certamente Barzilai sofreu com muitas calunias, mas ele era “homem de ferro”. “Homens de ferro” não se deixam abater pelas palavras inimigas, não deixam que elas o matem ou os destrói, pois sua mente esta guardada, e seu coração fortalecido[3] pelo poder da palavra de Deus.

Por ultimo, o versículo de numero 39 diz que após Barzilai despedir-se de Davi ele voltou para sua casa. Nota que ele não foi à cidade para falar de seus feitos, de como tinha ajudado o rei, pois verdadeiros heróis não ficam se exaltando por aquilo que fez, Barzilai voltou para casa, pois não existem heróis sem um lar, e é dentro do lar, com nossa esposa e filhos que devemos desfrutar a recompensa pelos nossos feitos.


Texto Base; II Samuel 19. 31-39

Nenhum comentário: