sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que estão fazendo com a Igreja?

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras…e muitos seguirão as suas práticas libertinas, e por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda e a sua destruição não dorme”. (II Pedro 2:1-3 – Versão Bíblica Almeida Revista e Atualizada).

As palavras inspiradas de Pedro no texto acima são comprovadas pelo noticiário cotidiano. Principalmente o verso que diz “farão comércio de vós (ou vocês)” encontra eco hoje na mente de muita gente que é vítima ou praticante da comercialização da fé. Sim, definitivamente para muitos oportunistas e aproveitadores inescrupulosos a fé virou produto que já gera receita. A fé virou produto, o crente virou cliente, a igreja virou comercio e o púlpito é o balcão de vendas ou PDV como se chama na língua comercial.

Quanto vale uma alma? R$ 900,00? R$ 1.000,00? Depende muito é variável de comercio a comercio, levando em consideração o nível social, cultural e intelectual de cada alma, ou até mesmo a ganância do “pastor”, a igreja hoje tem se tornado um comercio, não se faz mais reunião para estratégias evangelísticas, mas sim reuniões para cobrança de metas, e independente se você cumpre seus horários na sua empresa, desenvolve um bom serviço, cuida de sua família e outros compromissos da vida secular, se você não cumpre a meta dentro da igreja você é chamado a atenção, tratado como um irresponsável ou uma pessoa que não tem caráter algum. Seu caráter é medido de acordo com o seu desempenho com as obrigações da igreja, de acordo com sua meta, é como se a salvação fosse a comissão da almas alcançadas, você tem que ganhar X almas por mês se atingir a meta você é exemplo, um exemplo de cristão, e ganha um percentual de salvação, se não atingir está com um pé no inferno é uma pessoa sem responsabilidade e sem caráter, independente se você tem cumprido com seus deveres de Pai, Esposo, Profissional e cidadão.

Estas coisas têm manchado dia a pós dia o nome das nossas igrejas, um não cristão que procura a Deus, ele quer algo novo, algo que ele não encontrou no mundo, ele mesmo não sabendo, ele quer a cura para sua alma, e será que é isso que ele tem encontrado em nosso meio?

Ou ele está encontrando “pastores” brigando por espaço na mídia e para isso se agredindo com palavras, brigando por poder, almas, as almas não são mais do reino, são propriedade das denominações, é uma guerra para ver quem ganha mais, quem cresce mais, para isso não importa se você está cheio de almas feridas, machucadas o importante é que elas estejam ali, o importante é que eles estejam gerando receita através de sua fé, onde é que vamos parar com tudo isso? A igreja está cheia de pessoas doentes, e para que essas pessoas continuem ali alienadas a este tipo de doutrina, começam a espiritualizar tudo, como pude ver no exemplo de uma irmã que estudou o ano inteiro para fazer um concurso no dia ela dormiu até mais tarde e perdeu o horário da prova, então ela disse “é não fiz a prova porque não era da vontade de Deus” será mesmo que não era da vontade de Deus ou foi falha dela não acordar no horário? As coisas chegaram a este ponto, se a pessoa é um mal profissional e é demitido, foi demitido porque foi da vontade de Deus, se tem dificuldades financeiras é porque esta em pecado, e assim vai estão criando um Deus cruel, que está com um sinto na mão pronto para nos açoitar no primeiro deslize, e estão usando a vontade de Deus como desculpa para nossas incompetências do dia a dia.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Qual Bandeira Estamos Agitando?

Estes dias ao sair da academia parei em um cruzamento, e uma cena me chamou a atenção, estamos em ano político e tinham muitas pessoas nesta esquina com bandeiras nas mãos, eufóricas, agitando suas bandeiras, gritando o nome do seu candidato, inicialmente eu reprovei aquela cena, balancei a cabeça negativamente, e pensando o quão aquelas pessoas poderiam estar necessitadas por estarem se expondo tanto por tão pouco e como alguns faziam aquilo apenas por gostarem de seus candidatos.

Então o Espírito Santo logo falou ao meu coração, “Esta vendo estas pessoas? Muitas estão com todo este entusiasmo por apenas o dinheiro do pão, outros estão ai apenas por amor a um político, e meu povo o que tem feito por mim? Qual bandeira tem levantado? Qual nome tem exaltado?

Então comecei a lembrar dos tempos do primeiro amor, onde tudo que eu queria era dizer o quanto eu amava a Deus, tempos em que levantamos a bandeira do evangelho com todo amor, com toda dedicação e entusiasmo, em que queremos gritar para que todos ouçam o quão maravilhoso é a presença de Deus nas nossas vidas, tempos em que nos derramamos verdadeiramente aos pés da cruz.

Mas ai o tempo passa, e vamos colocando os nossos afazeres, as preocupações, as contas, tudo é prioridade em nossas vidas, e Deus vai ficando de lado, e aos poucos quando menos percebemos nos tornamos em terra seca, já não temos mais aquela euforia, já não levantamos mais a bandeira do evangelho com o mesmo entusiasmos, nossas orações já se tornaram em sequidão, se tornaram deserto, e ai o problema é o líder, é o pastor, é a igreja, por isso eu te convido a fazer esta oração com o coração quebrantado ao Pai reconhecendo que o problema somos nós e que precisamos do renovo de Deus em nossas vidas para que não venhamos a padecer em meio a este deserto.

“Senhor a minha oração, Se tornou sequidão, Se tornou um deserto, E até a minha adoração, Já não passa de canções, E palavras repetidas, Abre os céus Senhor, E deixa a chuva descer, A terra seca está aqui, A terra seca sou eu... Deixa a água descer, Deixa a chuva molhar, encharcar, encharcar, Esta terra seca”

Que o Senhor venha renovar nossas forças e que possamos levantar novamente a bandeira do evangelho com o mesmo amor, com toda dedicação, que possamos ter prazer em fazer discípulos, em frutificar, que possamos amar a Deus de todo nosso coração, e com toda a nossa alma e de todo entendimento e com todas as nossas forças pois este é o primeiro mandamento.

Deus abençoe sua vida

Por: Marcos Lima – Geração Aliança – Igreja Batista do Bosque

Texto Base: Marcos 12: 30

Música: Terra Seca - Pr. Judson Oliveira

Seja Homem - Parte 4

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Seja Homem - Parte 1

Esta semana o blog será dedicado a exibir uma serie diária de vídeos gravados pelo Bispo Renato Cardoso, vídeos curtos, mas que tem falado muito ao meu coração e mudado minhas atitudes, fazendo com que melhore como homem de Deus, e sei que vai abençoar a vida de todos os Homens de Deus que tem freqüentado este blog, Deus abençoe sua vida em nome de Jesus.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quem é a Rosa de Saron?

Infelizmente vivemos numa geração que não se aprofunda no estudo da Bíblia. Nós queremos sentir, não pensar, estudar, queremos ouvir e não ler, pesquisar. Queremos sentir arrepios e não estudarmos a Bíblia com dedicação. Tudo o que é falado em nome de Deus, aceitamos com normalidade.

Muito se tem falado em nosso meio a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja tem um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes tem em mente que a Rosa de Saron seja uma referência a pessoa de Jesus,

desde criança ouço canções falando que Jesus é a Rosa de Saron

. Pregadores no êxtase da pregação dizem: Jesus é a Rosa-a-a-a- de Saron, aleluia! Ao ouvir uma radio gospel aqui no Acre ouvia um pastor renomado falar que Jesus era a Rosa de Saron.

Portanto, estamos diante da pergunta intrigante: “Quem é a Rosa de Saron”?

Antes de respondermos, se faz necessário lembrar que devemos ler a Bíblia com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se tivéssemos lendo um jornal, uma revista ou um periódico. Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Em Oséias 4:6.a “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;” Isaias 5:13 Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Se nós fôssemos mais dedicados ao estudo Bíblico, com certeza, não seriamos tão facilmente enganados e nem participaríamos de “estórias” chamadas bíblicas.

No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para esclarecer esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa” e ela diz:

“Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon

Se ainda pairasse dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.

Saron – o local onde brota o Havatselet

Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico é “Sharon” que significa: plano, planície.

Sharon é assim denominada a área fértil e úmida da região. (Na palavra que ouvia na radio local, o pastor dizia que a Rosa de Saron nascia no deserto, então Jesus iria nascer no deserto das nossas vidas, ele estava até oferecendo uma rosa milagrosa para quem fosse a sua igreja) A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.

A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.

O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).

As características do Havatselet e sua aplicação

A sua cor era vermelho-vinho: A igreja entende o sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva

Suas flores eram perfumadas: O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho

Tinha 6 pétalas: A igreja por mais abençoada que seja, sabe que é formada por homens. O número 6 na Bíblia é o numero do homem.

Isso não tira de forma alguma a beleza poética das músicas, poeticamente falando é bonito, mas temos que ter a consciência que não passa de poesia assim como muitos outros termos que tem invadido nossas igrejas e que biblicamente falando é errado.

Por: Marcos Lima – Geração Aliança Igreja Batista do Bosque – Acre

Texto Original Pr. Marcelo Oliveira – Biografia: Wasserman, Adolpho. Cântico dos Cânticos. Ed. Maayanot Kaiser, Hilmar E.S. Eller. O Havatselet de Saron. Apostila do CCBB

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ressuscita

Texto Base: Ezequiel 37 1 – 13

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

Em 2 Tessalonicenses 2:3 a Palavra de Deus fala Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição. Em Mateus 24:12 a palavra diz que por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Apostasia significa o ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus, o dicionário Aurélio define apostasia como abandono da fé de uma igreja, especialmente cristã e abandono do estado religioso e sacerdotal. A apostasia infelizmente tem sido algo real e constante em meio ao povo de Deus, o amor de muitos tem esfriado, muitos têm desistido da obra, tem enterrado seu talento, tem se dado ao pecado, muitas vezes temos aquele “pecado de estimação” pecamos pedimos perdão dia após dia, isso se torna uma fenda em nossas vidas para que o inimigo entre e faça morada, e quando você menos espera seu amor esfriou, sua fé se foi e você está vivendo em um estado de apostasia, e não há nada pior do que perdermos a nossa fé em Deus. Sempre temos a mesma desculpa, “eu cansei, era tudo nas minhas costas, eu não desisti de Deus, quero apenas da um tempo.” Mas esse é um caminho que pode não ter volta.

Ouvi uma ministração na rede de homens de nossa igreja onde o pastor falava que todos nós temos uma missão a cumprir enquanto estivermos aqui na terra e o principal objetivo do inimigo é fazer com que você desiste de sua missão, ele não importa-se se você vai desistir de Deus ou não deste que desista de sua missão, por isso muitas vezes caímos na falsa idéia de dizer que não desistimos de Deus, desistimos apenas da obra. Pois quando você desiste da sua missão você se torna um alvo fácil, você não tem mais o mesmo compromisso com Deus, você não tem mais a mesma intimidade e daí para a queda total é coisa de tempo.

A Palavra de Deus para você hoje é RESSUSCITA, eu não sei do que você tem desistido ou o que tem deixado morrer na sua vida, se é o ministério, se é a sua célula, se tem desistido daquele discípulo que não cansa em te dizer não, se esta desistindo do seu casamento, dos seus sonhos, de um filho, realmente não sei, mas de uma coisa eu sei, assim como Deus falou a Ezequiel perante aquele vale de ossos secos, e os ossos voltaram a vida, assim Deus faz na tua vida neste momento, ressuscita, ressuscita oh vale de ossos secos, ressuscita teu ministério, ressuscita tua célula, você nasceu para ser um líder de excelência, para ganhar e consolidar, não permitas que o inimigo te afaste de tua missão, ressuscita o amor pelos teus discípulos, mesmo que por momentos você não o veja frutificar não desista, ressuscita o teu casamento, o casamento é o primeiro ministério de um homem de Deus, ressuscita o amor pela tua esposa, se você já não falava mais que a amava tome uma atitude, diga o quando ela é importante pra você, o quanto você a ama, a palavra de Deus diz que os maridos amem suas esposas assim como Cristo ama a igreja, e Cristo deu a vida pela sua igreja, será que você tem dado a sua vida pela sua esposa, ressuscita o amor pelos teus filhos, pelos teus pais, não deixem que eles partam sem que antes ouçam o quanto você o ama, não desista, ressuscita, ressuscita teus sonhos, ressuscita teus estudos, talvez você tenha desistido da faculdade dos teus sonhos, a palavra de Deus pra você hoje é ressuscita, talvez você por muito tempo sonhou em ter seu próprio negocio e por algum motivo você desistiu, não desista amado, ressuscita Deus vai te fazer prosperar é mentira do inimigo que você não pode que você não consegue, Ressuscita oh terra que estava morta em nome de Jesus.

O que posso ver, Senão um vale de ossos secos. O que posso dizer, Se já se foi a esperança.
Nossa vergonha, está exposta, Debaixo do sol, Há muito tempo. Se foi a Alegria, não há Espírito, não há Palavra

Filho do Homem, muda a história, Com tua boca... Profetiza! Volte Alegria, Venha Espírito, Haja Palavra!

Ressuscita! Oh terra que estava morta, Oh Vale de ossos secos... Volta a respirar
Posso ouvir, O som do avivamento A Morte tornando vida Ressuscita!”

Música: Ressuscita de Ministério Ipiranga.

Por: Marcos Lima – Geração Aliança – Igreja Batista do Bosque - Acre

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Deus Quer Verdadeiros Homens de Ferro

Davi estava vivendo um momento muito difícil, seu filho Absalão estava perseguindo-o para matá-lo e tomar-lhe o reino, e neste momento difícil de sua vida é que surge no cenário Bíblico um homem avançado em idade chamado Barzilai.

Segundo o Novo Dicionário da Bíblia, Barzilai significa “Homem de Ferro”, e é baseado nas características deste homem que quero pensar nos heróis “homens de ferro” que Deus espera contar nestes últimos dias.


No capitulo de numero 17 versículos 27 a 29 diz que Barzilai sabendo que o rei Davi estava em fuga pelo deserto levou alimentos para o rei e seus soldados. No capitulo 19 versículo de numero 32 diz que Barzilai era homem mui rico e sustentou Davi enquanto este esteve em Maanaim.

Era tempo de guerra, o perdedor certamente perderia tudo o que tinha, pois os seus bens seriam levados como despojo pelo exercito vencedor. Barzilai tinha muito a perder, ele poderia ter ficado neutro nesta guerra, todavia ele era “homem de ferro”, e “homens de ferro” domina suas emoções e medos.

Deus não conta em seu exercito com homens que tenham medo de perder o que possuem, para estes Ele diz ‘voltem para trás’[1] pois ‘quem achar sua vida perdê-la-a’[2], Deus conta com homens que lutam pela justiça, ainda que isto signifique perder o que tenham como valioso nesta terra.

Diz o versículo de numero 31 que Barzilai era de Gileade que no hebraico significa ‘região rochosa’, ou seja, todo herói é moldado em lugares difíceis. Barzilai nasceu e cresceu em um lugar difícil para se plantar e colher, todavia as adversidades naturais serviu para moldar o seu caráter e torná-lo um “homem de ferro”.

Pessoas que só querem o que é fácil nunca terão forças suficientes para vencer e ajudar os outros a venceram os momentos difíceis.

No filme “Homem de Ferro” o empresário Tony Stark molda a sua armadura de ferro no momento que esta nas mãos dos terroristas árabes. Usando a historia do filme como metáfora podemos dizer que as adversidades moldam em nos armaduras que servirão para ajudar outros, foi firmado na sua historia de vida que Barzilai pode ajudar Davi.

Gileade também era conhecida pelo seu famoso balsamo que era usado tanto como perfume, como anestésico. Ou seja, as experiências acumuladas na região rochosa serviam como anestésico para as feridas de Davi. Heróis não levam apenas socorro, levam também refrigérios para os feridos.

O versículo 31 ainda diz que ele desceu de Rogelim que no hebraico significa ‘lugar de calunias’. Todos os heróis sofreram calunias, sejam os das historias em quadrinhos (Homem-Aranha, Batmam, etc...), sejam na vida real. Certamente Barzilai sofreu com muitas calunias, mas ele era “homem de ferro”. “Homens de ferro” não se deixam abater pelas palavras inimigas, não deixam que elas o matem ou os destrói, pois sua mente esta guardada, e seu coração fortalecido[3] pelo poder da palavra de Deus.

Por ultimo, o versículo de numero 39 diz que após Barzilai despedir-se de Davi ele voltou para sua casa. Nota que ele não foi à cidade para falar de seus feitos, de como tinha ajudado o rei, pois verdadeiros heróis não ficam se exaltando por aquilo que fez, Barzilai voltou para casa, pois não existem heróis sem um lar, e é dentro do lar, com nossa esposa e filhos que devemos desfrutar a recompensa pelos nossos feitos.


Texto Base; II Samuel 19. 31-39

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amor, a marca distintiva do cristão

Jesus, o Filho de Deus, e supremo intérprete das Escrituras, ordenou: "Novo mandamento vos dou - que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. E nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros" (Jo 13.34,35). Obviamente Jesus está falando de um certo tipo de amor. Trata-se do mesmo amor com que Ele nos amou: amor perseverante, sacrificial e santificador. Não é amor apenas de palavras nem amor regido pelos interesses do egoísmo, mas amor de fato e de verdade, amor que se sacrifica pela pessoa amada. Por essa razão, Jesus fala de um novo mandamento, ou seja, de um nível de amor que não era conhecido até então.

Esse amor puro, santo e superlativo não contradiz a verdade. Não podemos sacrificar a verdade em nome do amor. Não devemos abrigar sob o guarda-chuva da tolerância todas as crenças, com a frágil desculpa de que o amor nos une e a verdade nos separa. A família de Deus não é composta daqueles que creem na verdade e daqueles que a rejeitam. A família de Deus está estribada sobre a rocha eterna da verdade e fora da verdade não existe família de Deus. Essa verdade é a própria Escritura (Jo 17.17), essa verdade é o próprio Jesus (Jo 14.6). Fora da Palavra e fora de Jesus não há comunhão verdadeira, uma vez que sem a verdade das Escrituras e sem o Salvador Jesus não há igreja, não há família de Deus, não há verdadeira comunhão. A proposta ecumênica, na qual todos os credos religiosos, mesmos os mais heterodoxos, se unem é, portanto, uma falácia.

Mas, se não podemos sacrificar a verdade em nome do amor, também não podemos sacrificar o amor para sustentar a verdade. Aqueles que se escondem atrás de suas fortalezas doutrinárias para atacar impiedosamente os irmãos que discordam deles em pontos secundários estão em desacordo com a Palavra de Deus. Os fariseus atacaram o próprio Jesus pelo fato deste não viver de acordo com as suas estreitas regras. Para os fariseus, quebrar os preceitos que eles mesmos estabeleceram era a mesma coisa que violar a própria Palavra de Deus. Na verdade, os fariseus tornaram-se mais zelosos de suas tradições do que da própria verdade. Consequentemente, tornaram-se os mais radicais inimigos de Cristo e se mancomunaram com os herodianos para levá-lo à morte.

O amor cristão não é complacente com o erro nem conivente com o pecado. O amor, entretanto, não se assenta no tribunal, arrogando a posição de juiz, para condenar impiedosamente os fracos. O amor não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega. O amor não labora para condenar, mas para restaurar. O amor não se alegra em ver os que tropeçam sendo arrastados para a vala do ostracismo, mas luta para levantá-los e com alegria conduzi-los de volta ao aprisco seguro.

Escrito por Hernandes Dias Lopes

[b]Hernandes Dias Lopes:[/b] Pastor, líder da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória; doutor em Ministério; Presidente da Comissão Nacional de Evangelização da Igreja Presbiteriana do Brasil; conferencista e escritor.
Fonte: O Galileo