segunda-feira, 9 de março de 2009

A Tríplice Função do Sangue de Jesus


Nessa mensagem, quero abordar três aspectos de nossas vidas onde o sangue deve estar presente nos garantindo vitória. São três situações em que o sangue de Cristo é eficaz em nossas vidas:

 1°. NOS DÁ VITÓRIA CONTRA O PECADO

 “…e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7)

Aqui está a nossa primeira experiência com o sangue. Eu disse “primeira” porque é à partir daqui onde começamos a nossa caminhada cristã. O sangue de Jesus tem o poder para remover a culpa que pesava sobre nós, cancelando todo sentença de morte eterna que trazíamos: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz” (Colossenses 2:14). Por meio do sacrifício vicário, ou seja, substitutivo de Jesus, fomos declarados inocentes e liberados para prosseguir caminhando, agora rumo à comunhão com Deus: “Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10.17-20). Não há elemento mais poderoso na vida de um crente do que o sangue de Jesus! Em Romanos 3.24-26 a Bíblia nos diz que por meio do sangue de Cristo, Deus fez justiça aos nossos pecados. O nosso pecado foi punido na Pessoa Bendita de Jesus Cristo. Ele levou as nossas iniqüidades e tomou sobre si o castigo que cabia a nós receber (Isaías 53.4,5). O seu sangue derramado pavimentou para nós uma nova estrada. Aleluia!

2°. NOS DÁ VITÓRIA CONTRA A VELHA NATUREZA

 “Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9.13,14).

O sangue de Jesus não só nos tira de uma condição de pecadores condenados, como também nos habilita a vivermos a nova vida, livres das influências da velha natureza e do velho homem que antes governavam nossas atitudes, palavras e pensamentos. O sangue purifica o nosso espírito de todo dolo, mas também limpa a nossa consciência das obras mortas, ou seja, remove os hábitos e vícios que permanecem em nossas vidas por conta do passado pecaminoso. Muitos ainda lutam com a sua vontade inclinada ao pecado e seus desejos desenfreados que insistem em levá-los aos caminhos de morte, mas isso é falta de conhecer e aplicar o poder do sangue na consciência. O texto de Hebreus que lemos acima faz um contraste entre as “obras mortas” e o “Deus vivo”, colocando o sangue de Cristo como o divisor de águas entre essas as duas realidades. É o sangue de Cristo que nos dá poder para vencermos as obras mortas e vivermos de acordo com os princípios de vida estabelecidos por Deus. Se nos apropriamos devidamente do sangue de Cristo, não há como o pecado continuar nos puxando para trás, pois a nova vida que flui por meio do sangue nos capacita a vivermos como filhos de Deus, reproduzindo a imagem do Primogênito.

3°. NOS DÁ VITÓRIA CONTRA O DIABO E SUAS OBRAS

“Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12.10,11).

Vimos como o sangue age nos arrancando do pecado e nos capacitando a viver vitoriosamente, manifestando os frutos da nova natureza. Mas há uma outra função do sangue de Cristo: vencer o diabo e suas obras! O sangue é uma arma de guerra! Satanás foi vencido pelo sangue de Jesus, a única coisa que temos que fazer é nos lembrar disso quando estivermos vivendo debaixo de ataque e acusação. Não precisamos viver na defensiva o tempo todo, porque estamos em posição privilegiada. Satanás sabe que foi derrotado, mas peleja para ocultar esse fato aos nossos olhos a fim de vivermos debaixo do seu julgo de servidão e opressão. Cada vez que ele se levantar para nos acusar ou levar-nos ao engano e ao pecado, devemos lembrá-lo: “Satanás, você já foi derrotado quando Jesus derramou Seu sangue inocente na cruz!”. Conta-se que Martinho Lutero teve um sonho agonizante em que o diabo lhe apresentava uma lista contendo todos os pecados cometido por esse homem de Deus. Ele leu a enorme relação de faltas, mas então o grande reformador exclamou: “Sim eu os cometi, mas o sangue de Jesus me purifica de todo pecado!”. Aleluia! Invoque o sangue! Clame o sangue! Viva pelo sangue e vença o diabo e suas obras!

CONCLUSÃO

Não se deixe dominar pelo pecado, por sua influência e nem pelas obras acusadoras de Satanás. Temos a maior arma ao nosso favor: sangue do Cordeiro! Este sangue nos garante, isso mesmo, nos garante que nossa caminhada com Deus seja vitoriosa e frutífera. Aprenda a aplicar o poder do sangue de Jesus sobre sua vida e viver debaixo dessa influência.

Por:. Marcos Arrais

3 comentários:

Carlos Henrique disse...

Oi Marcos,
Muita gente fica procura formas de preencher o vazio dentro de si, e até apelando para o ocultismo, temos a obrigação e a responsabilidade de anunciar o Evangelho da Salvação. A mensagem mais simples, direta e eficaz para a vida do ser humano. O dibo sabe disso e procura, de todas as formas, confundir a mente das pessoas.
Parabéns pelo blog. Quanto mais pessoas estiverem falando de Cristo pela Internet, melhor.
Fique na Paz.

Unknown disse...

meu irmão a paz do senhor!!!!!
que Deus continue te abençoando estou passando pra dizer que continue escrevendo mensagens como esta para abençoar as vidas em nome de Jesus!!

♫♪ Késsya ® disse...

é verdade..continue escrevendo no seu bloguinhooo ameii ameii mesmooo palavra Hemma!

shalommm