terça-feira, 10 de março de 2009

Como Ativar Libertadores

Texto: 1Samuel 11.1-7

ESTRATÉGIAS DE SATANÁS

“Náas” significa “serpente”. É uma figura clara de Satanás, “a antiga serpente” (Ap 12.9; 20.2) que seduz, engana e peleja para destruir o povo de Deus: “SataNaás”!

Duas intenções que Satanás tem contra a igreja:

a. Destruição (aniquilação) – “sitiou a Jabes-Gileade” (v.1). Satanás tem uma intenção clara de barrar a igreja do Senhor para que esta não avance. Para tanto ele usa diversas estratégias, como: divisões, incredulidade, espírito de religiosidade, perseguição aberta, carnalidade etc.

b. Perda de visão – “vazados os olhos direitos” (v.2). Nas batalhas, o olho esquerdo ficava coberto pelo escudo e o direito mirava a direção da lança. Era uma intenção clara de limitar o poder ofensivo do povo de Israel, tornando-o uma presa fácil pois não haveria potencial de ataque. Satanás usa a falta de visão nos líderes para manter as igrejas apenas na defensiva e impedida de avançar na Grande Comissão. Há muitas igrejas que permanecem de portas abertas, ano após ano, mas sem poder de ataque e o resultado é a destruição que o inimigo opera ao seu redor. Em 1Sm 3.1,2 a bíblia nos diz que não havia visão profética na liderança do povo e o resultado disso era a vergonha nacional, pois a Nação estava mergulhada em pecado (Pv 11.14; 29.18).

EM BUSCA DE LIBERTADORES – V.3

“…Não havendo ninguém que nos livre, então nos entregaremos a ti”

Em cada geração Deus procura homens e mulheres que se levantem como libertadores. São pessoas que não se conformam com a desgraça e a miséria que o pecado ocasiona nas vidas.

Ezequiel 22:30: 
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei”.

Isaías 6:8: 
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

Nos dias de hoje Deus procura um/uma “Mosés”, “Josué”; “Débora”; “Baraque”; “Saul”; “Davi”; “Neemias”; “Paulo”; “Pedro”; “Ester” etc.

COMO ATIVAR LIBERTADORES

1. Um libertador percebe a agonia do povo (v.5)

Não podemos nos quedar apáticos e indiferentes enquanto o mundo ao nosso redor geme debaixo de opressão. 

a. Libertadores transformam  a agonia do mundo em sua própria agonia. Eles tomam para si o sofrimento como se fosse o seu e se identificam com as dores que assolam as pessoas.

b. O Novo Testamento chama isso de “compaixão”. Olhe para todos os libertadores da Bíblia e da história e você verá que todos eles sofreram por causa do sofrimento das pessoas.

c. Bill Hybels chama isso de “santo descontentamento”. É aquela experiência tempestuosa que devemos ter ao olharmos ao nosso redor e chegarmos a um ponto crítico de não agüentarmos mais! Quando isso acontece, acabamos descobrindo que o que incomoda o nosso coração, também incomoda o coração de Deus.

2. Uma experiência explosiva com o Espírito Santo (v.6a)

a. Não é apenas boa vontade ou empatia que fará a diferença, mas uma experiência de poder com o Espírito de Deus (At 1.8).  Foi essa experiência que levou os apóstolos e os primeiros cristãos a transformarem o mundo de sua época.

3. Sentimentos legítimos

“…quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a ira” (v.6b).

a. Falamos muito da compaixão como um combustível que nos move em direção ao perdido. Mas não podemos eliminar os sentimentos que fervilham dentro de nós quando nos deparamos com determinadas realidades.

b. Jesus entrou no templo com uma ira santa ao perceber que o lugar estava sendo violado por motivações erradas. Deus não usa gente fria. Não somos répteis com sangue frio, temos emoções e sentimentos que muitas vezes vão à flor da pele quando nos deparamos com determinadas notícias.

c. Não podemos, em nome da espiritualidade, ouvir determinadas notícias e irmos dormir como se nada estivesse acontecendo. Deus usa gente dominada por uma santa indignação, que toma para si a afronta do inimigo e se move como resposta de Deus às necessidades alheias. Quando Davi correu em direção ao gigante, o fez porque não suportava ouvir as blasfêmias que saiam da boca daquele filisteu. Ele estava indignado!

d. Há algo que nos deixa indignados? Temos alguma ira santa em ver a maneira como Satanás tem destruído lares e levado milhares de jovens às drogas e à morte prematura?

4. Senso de urgência (v.7)

O povo deveria estar reunido para a batalha antes que a carne se estragasse.

a. É triste olharmos tantos crentes que permanecem de braços cruzados, dando desculpas por sua falta de compromisso para com a obra de Deus, enquanto milhões perecem. Pessoas assim buscam justificativas culpando seus líderes e igrejas por seu fracasso espiritual. Vivem olhando “para seu próprio umbigo” achando que suas necessidades são mais importantes do que a do mundo inteiro.

b. Evangelizar é como gritar a uma pessoa que está a um passo de cair num abismo. Não há tempo para reunir boas razões para isso. Simplesmente devemos gritar e puxar a pessoas para trás! A bíblia está repleta de advertência a fim de nos despertarmos para a urgência da Grande Comissão.

5. Temor do Senhor

“…Então, caiu o temor do Senhor sobre o povo” (V.7). 

a. Quando Deus chamou Isaías/ Pedro/ Paulo etc, primeiro gerou neles o seu Santo Temor.

Atos 5:5: 
“Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes”.

Quando veio o Temor do Senhor sobre a igreja, os versos seguintes relatam uma igreja poderosa frutificando e conquistando.

LIBERTADORES SÃO USADOS PARA UNIR O POVO DE DEUS PARA A BATALHA

“… E saíram como um só homem”

1. Quando Deus levantava libertadores, todas as tribos se reuniam como um só homem para guerrear: Débora, Gideão, Saul etc.

2. Há momentos que as igrejas devem parar de olhar só para suas batalhas locais e juntarem-se para tomar a Nação das mãos de “Naás”.

3. Creio que nesses dias a igreja de Jesus experimentará um nível de unidade que resultará na maior conquista de alma de todos os tempos!

Por: Marcos Arrais


Um comentário:

Léia Silva disse...

Parabénss pelo blog, já estou te acompanhando!!!