quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Atraindo a Presença de Deus


“Sacrifícios agradáveis a DEUS são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezaras, ó DEUS”. (Salmos 51:17) 

Estas palavras que vou escrever aqui, não se propõem a ser uma ‘receita de bolo’, nem etapas básicas para trazer a presença de DEUS ao nosso redor. Não quero aqui dizer: ”vá para a direita”, “ore o salmo 23”, “cante 3 músicas sobre um tema” e pronto, a presença de DEUS ocorrerá. O que estou querendo dizer a você com estas palavras, é que podemos sim atrair a presença de DEUS, podemos sim ter um momento tremendo com ELE, mas que para isso não existem receitas, e sim atitudes. 

Em um certo momento, no velho testamento, mais precisamente em 2 Crônicas 7, DEUS diz ao seu povo: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e arrepender-se dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. 

Aqui nesse texto, existem 3 ações, que segundo o próprio Senhor, atrairiam a sua atenção para o povo: humilhar, orar e se arrepender. DEUS usa 3 verbos e os usa em conjunto para nos dizer que com a falta de um deles, sua presença não seria atraída. Vou me deter nesses 3 verbos. 

Humilhar: A bíblia diz que aquele que se humilhar diante dos homens, Jesus o exaltará diante do Pai. Quando nos humilhamos diante de DEUS, estamos deixando de lado todo o nosso ego, tudo que achamos que sabemos, toda a nobreza que julgamos ter, e nos colocamos diante do Senhor como não merecedores do DEUS que temos. 

Em Nínive, após Jonas ter pregado durante 3 dias e o povo ninivita ouvir sobre aquilo, e a notícia chegar aos ouvidos do Rei, ele imediatamente tirou suas vestes reais, colocou panos de saco e se prostrou em cinzas. Curvou-se em ato de humilhação. Mesmo sendo rei, sendo o maior entre os daquela cidade, não se importou em se humilhar, e fez com que todos se prostrassem, a saber, desde o maior até o menor. 

Jesus Cristo, mesmo sendo DEUS, não usurpou ser igual a DEUS, antes se humilhou e assumiu a forma de servo. 

A humilhação gerará uma confissão, feita através do orar. 

Orar: quando oramos e reconhecemos tudo o que fizemos e confessamos a DEUS, coisas tremendas acontecem, e Davi sabia disso. Ao escrever o Salmo 51, Davi havia acabado de receber o profeta Natã, e teve seus olhos abertos para o seu pecado. Nesse instante ele diz: “Compadece-te de mim ó DEUS, segundo a Tua benignidade; e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado” . 

Davi havia adulterado com Bete-Seba, e seu marido estava na guerra. Além disso, Davi a tinha engravidado. Trouxe Urias, marido dela, para que ele dormisse com sua esposa, mas ele não quis ter privilégios que seus companheiros na guerra não poderiam ter. Então Davi simplesmente assassina Urias, colocando-o na frente do campo de batalha, sem proteção alguma. 

Davi peca, erra, ouve o profeta dizendo isso, então ora ao Senhor confessando o seu pecado e pedindo perdão. A bíblia diz que se confessarmos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. E o mesmo Davi, próximo do fim da sua oração de confissão contido no capítulo 51 de Salmos diz: “Sacrifícios agradáveis a DEUS são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezaras, ó DEUS”. 

Humilhação gera oração e confissão de pecados. Oração e confissão de pecados geram arrependimento. 

Arrepender-se: arrependimento é o ponto mais abordado por João Batista em suas pregações pelo deserto. “Arrependei-vos pois está próximo o reino dos céus” . Jesus Cristo, depois de ser tentado durante 40 dias, pregou da mesma maneira. Pedro em Atos prega novamente sobre arrependimento da mesma maneira que Paulo. Quando confessamos nossos pecados, o Espírito Santo se move dentro dos nossos corações trazendo o genuíno arrependimento. Em Atos 3:19 e 20, Pedro diz o seguinte: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já nos foi designado, Jesus.” 

Como eu havia escrito no começo desse texto, eu não daria uma receita de bolo para se atrair a presença de DEUS, mas quando essas 3 atitudes acontecem, quando nos humilhamos, oramos e confessamos nossos pecados, e nos arrependemos deles, e então adoramos ao Senhor com cânticos, ou com as palavras que saem do nosso coração quebrantado, o Senhor se move, e então ELE vem até nós, e passa a habitar no meio dos louvores do seu povo, pois foi isso que ELE prometeu. 

Humilhação gera oração e confissão, essa confissão gera o arrependimento, e DEUS, de maneira alguma, rejeita um coração quebrantado, e é ali, naquele coração quebrantado que ELE está, e é ali, naquele local, que temos a Sua presença, e é assim que o povo de DEUS atrai sua presença. 

Corações humilhados, confessos e arrependidos atraem a presença do Pai. 


Por:. Alcides F. Aguiar Júnior  
Fonte: SacrificioVivo.com

Nenhum comentário: