terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Salvação


Texto base: Jo 3:16 a 21

Esta afirmação bíblica ilustra a necessidade que o homem tem de ser resgatado da escravidão do pecado, condição na qual se encontra espiritualmente morto e sem desfrutar das riquezas que Deus tem para ele.

Nesta Ministração Deus vai falar ao teu coração e apresentar o seu plano redentor, a necessidade da salvação para o homem, suas implicações e o papel de Jesus, o Filho de Deus, para que a salvação seja real em sua vida e na de sua família.

O que é a salvação: salvação quer dizer resgate, libertação de uma pessoa da escravidão de alguém ou de algo, quer seja um sistema, uma situação ou sentimentos que o oprimam.

Por que eu preciso ser salvo? E salvo de que?

Rm 5: 12: Preciso ser salvo porque sou pecador e o pecado produz a morte. Preciso ser salvo da morte eterna que é a morte espiritual. Rm 6: 23, diz: “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Há alguém aqui que nunca pecou? NÃO! Todos nós pecamos. Pecar é transgredir a lei, os mandamentos de Deus (Ex 20).

Em Roma os escravos eram colocados para exposição num estrado de madeira e uma lança era cravada em um poste sobre sua cabeça. A lança simbolizava que aquele escravo estava à venda. Aquele que o comprasse tinha todo o direito sobre ele. O escravo estava sob o poder de seu amo (senhor). Nós também fomos exibidos no mercado de Satanás e a lança sobre nossas cabeças era o dedo acusador do adversário. Era necessário que alguém nos comprasse e foi o que Jesus fez e pagou o mais alto preço: o seu sangue!    

Como posso ser salvo? Que atitude devo tomar?

Muitas pessoas pensam que ao praticarem boas obras serão salvas. Mas não é isso que a Palavra de Deus nos fala. Ef 2: 8 e 9. A Bíblia nos diz que somos salvos pela graça, mediante a fé e isso não vem de nós, é um dom de Deus.

O que é a graça? Graça vem do grego CÁRIS. Significa “beleza ou atrativo”. Quer dizer que Deus, em sua bondade, não nos vê em nossa lamentável situação, mas nos contempla da perspectiva do seu amor de pai. Graça é um presente imerecido, é DAR DE GRAÇA. Nós não precisamos pagar mais nenhum preço pela salvação. Ela nos foi dada de graça através do sacrifício e do sangue de Jesus. 

A única atitude que cabe ao homem é um ato de humildade. É se arrepender. Mc 1:15; Lc 13:3; At 3:19, diz “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus para que seus pecados sejam cancelados.”

ARREPENDIMENTO É DIFERENTE DE SENSAÇÃO DE CULPA.

O arrependimento é uma mudança radical de atitude. A culpa é um remorso por ter cometido um erro, sem necessariamente haver mudança de atitude.

O que muitas pessoas sentem é culpa. Pois o diabo vive para acusar o pecador e lhe causar tristeza pela culpa. Mas o arrependimento produz vida e alegria.

Vejam a parábola do filho pródigo (Lc 15: 11 - 24). Ele entendeu que estava errado. Arrependeu-se até o ponto de não se ver digno de ser tratado como filho, mas como um empregado. Isso é arrependimento. E como o pai o tratou? Ele o perdoou, o tratou como filho e não como escravo. É assim que Deus está tratando vocês hoje. Vocês estão sendo bem tratados aqui?

O que a salvação produz em mim?

A REGENERAÇAO 2Co 5: 17 e 18: “Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo”. 

A regeneração é obra do Espírito Santo que recebemos ao entregarmos nossa vida para Jesus. 1Pe 1:3; Ef 4: 22 a 24; Tito 3:5; Jo 1: 11 a 13; 2Co 1: 21 e 22

Há duas condições para o homem ser regenerado: arrependimento e fé. Vocês se arrependeram dos seus pecados? Vocês têm fé que Jesus está aqui hoje e te salvou? Dê uma salva de palmas ao Senhor.

A JUSTIFICAÇÃO Is 53:11; Rm 8: 33 e 34; Rm 5: 1 e 2

Ocorre simultaneamente a regeneração. É o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absolve no perdão, o homem de seus pecados e o declara Justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e dos homens. Também a justificação não é por mérito do homem, mas por sua fé verdadeira que produz uma nova vida em Cristo Jesus. Gl 2:16; Rm 5:18

A SANTIFICAÇÃO Jo 17: 17 a 19; 1 Ts 4:3; Rm 12: 1 e 2; 2Co 7:1; Hb 12:14

A palavra santo quer dizer separado. Separado para Deus e separado do mundo. É o processo que leva o homem a realização dos propósitos de Deus para sua vida. A santificação produz mudança no caráter, na maneira de viver, de enfrentar os problemas e nos leva a uma alegria plena na presença de Deus. 

A santificação ocorre na medida em que a caminhada deste crente é marcada pela presença do fruto do Espírito (Gl 5:22 e 23), bem como pelo seu testemunho fiel de serviço a Deus.

A GLORIFICAÇÃO  Rm 8:30; 1 Jo 3:2; Hb 6:11; Ap 21: 3 e 4

É o ponto culminante da obra da salvação. É o estado final, permanente e de felicidade dos que foram redimidos pelo sangue de Jesus.

CONCLUSÃO

É tão valiosa a nossa salvação que Deus, com todo o seu poder, não encontrou outra forma de nos redimir, senão através do sangue do seu amado filho. Através de Cristo tudo o que o homem perdeu no paraíso lhe foi restituído por meio da fé.

Nenhum homem poderá voltar a desfrutar plenamente da vida e das riquezas espirituais, sem antes reconhecer sua condição de pecador e aceitar o sacrifício de Jesus na cruz, depositando nele sua fé.  

Uma vez que você compreendeu isso, deve ter a certeza da sua salvação. Agora você vai trabalhar pela salvação de sua família, amigos, colegas de trabalho e de todas as pessoas que puder. Faça uma lista dessas pessoas. Ore por elas e clame para que elas tenham esse mesmo encontro que você teve com Cristo Jesus. Aleleuia!

A SALVAÇÃO:

É eterna

É individual

É mediante a graça de Deus

Produz uma mudança radical em nossas vidas, para melhor

Traz-nos a esperança da vida eterna com Deus.

Por:. Alan Rick - 12 do Pr. Agostinho Ribeiro - IBB - Rio Branco Acre

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, pode ser usado tb como base de estudo p/ líderes iniciantes em célula. Parabéns Alan e Marcos.