domingo, 22 de fevereiro de 2009

A corrida


Texto Base: Hebreus 12: 1 a 3

A palavra chave dessa passagem é perseverança. A carta aos Hebreus está cheia de referências sobre perseverança (Hb 10:36 a 38; Heb 3:6 e 14). Não é à toa. O apóstolo Paulo sofreu perseguição em todos os lugares, assim como também Pedro e os outros apóstolos. Esta é uma mensagem para os líderes de hoje. Muitos podem estar se perguntando: “Será que escolhi o caminho certo”? Alguns líderes, diante das provas podem se perguntar “Será que estou semeando apenas em terreno pedregoso?” Os discípulos não frutificam; sua vida financeira está conturbada. Talvez alguns estejam pensando em desistir, largar o ministério. Talvez você seja apenas um jovem crente enfrentando oposição dentro de sua casa, no trabalho, na escola. Talvez tenha juntado suas últimas forças para ouvir a palavra de Deus, neste lugar. Saiba que foi o Espírito Santo que o trouxe aqui.     

            O texto nos fala: “corramos com perseverança a carreira (corrida) que nos é proposta”. Ao usar a metáfora de um corredor, um atleta, o texto nos leva a conceber o mesmo esforço. O atleta durante a competição derrama muito suor e lágrimas, talvez sangue, se for preciso. Tal esforço tem um objetivo: chegar à vitória, receber a coroa de vencedor. Não é em vão. Toda prova fortalece a musculatura, o pulmão e a mente do atleta.

             O autor também fala de uma “grande nuvem de testemunhas”. Essas testemunhas são relatadas no capítulo 11 de Hebreus - os heróis da fé. Dos versículos 32 a 40, a Palavra enumera quanto sofrimento esses heróis enfrentaram. Foram vencedores, “receberam bom testemunho por meio da fé, porém nenhum deles contemplou o prêmio maior que havia sido prometido, o cumprimento da promessa”: Jesus - o salvador. “Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados”. O cumprimento das promessas de Deus para eles veio agora em Jesus Cristo, e sua redenção também agora se completa em Jesus.

            Ora, isso é tremendo: se Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Samuel, Sansão, Davi, os profetas e outros são aperfeiçoados conosco, em Cristo, isso é motivo de grande alegria, pois Deus nos revelou sua graça em Jesus e, realmente, preparou algo maior para nós.  Estamos numa corrida e seu final é contemplar a Cristo.

             Para chegarmos ao final da corrida, a Palavra nos ensina algumas lições.

 1. Nos livremos de tudo o que nos atrapalha - o peso. Só chegaremos ao final da corrida se estivermos livres de tudo o que é pesado. Um atleta não pode correr com uma mochila pesada nas costas. Uma hora vai desistir.

            Note que o peso aqui não é o pecado, em si. O peso pode ser algo legítimo como o próprio nome. Na última Copa do Mundo, Ronaldinho Gaúcho era o grande nome. Foi um fiasco. Seu nome lhe pesou demais sobre os ombros.

            Muitos líderes acham que, por terem um nome a zelar, não podem mostrar fraqueza, não podem mostrar seus problemas, escondem suas debilidades, não compartilham.

            Há líderes de ministérios de louvor que acham que têm a obrigação de ir lá e arrebentar todo culto. Muitos perdem o foco. Acabam confiando demais nas habilidades e na técnica e esquecem de confiar em Deus. Há pastores que por já terem sido muito usados por Deus, se sentem na obrigação de realizar os mesmos sinais e prodígios sempre. “Senhor, é o meu nome! Não posso ser envergonhado!”. Quando isso acontece, o líder deixou de crer na magnificência do nome do Senhor. Está carregando um fardo pesado demais. Pode cair e desistir no meio da corrida.   

            Davi pecou contra o Senhor ao confiar em seu poderio bélico - e não em Deus, ao mandar fazer um recenseamento dos homens de combate de Israel (1Cr 21). O resultado disso foi a morte de 70 mil pessoas inocentes. O líder insensato pode estar matando a fé de milhares de ovelhas.

 2. O pecado. O texto nos fala do pecado. O pecado que nos atrapalha. O pecado nos assedia dia e noite. Nos rodeia, procurando achar uma maneira de entrar nas nossas vidas. As vezes são pequenas pedras, são os pecadinhos. É como um copo parado debaixo de uma pia que pinga uma gota a cada hora. Chegará um momento em que o copo vai transbordar. Para evitar isso, a vida de oração tem que estar forte. A leitura da Palavra deve ser uma constante.

            Há pessoas que acham que já sabem a Bíblia toda e que já conhecem todas as pregações. Mas, de repente, o copo transborda. Aí pode ser tarde, um escândalo na vida desse líder pode minar seu ministério para sempre.

            Líderes acabam deixando a vida devocional de lado. É uma armadilha sorrateira de Satanás. Hoje é o dia de você esvaziar seu copo. É dia de consertar sua vida devocional. É hora de voltar a ter intimidade com Deus.

 3. Manter os olhos fitos em Jesus. Não podemos olhar para outra direção. Não podemos olhar os pecados dos outros. Principalmente para as falhas dos líderes. Temos que olhar para o único que tem a solução: Jesus. Quando olhamos para a cruz, tudo o mais perde o valor. A cruz traz a mensagem mais poderosa. É a cruz de Jesus que nos fala da graça e do perdão, do amor e da misericórdia. A cruz nos faz santos, puros, perdoadores e firmes para toda boa obra.

             Portanto, hoje é dia de tirar o peso das costas e confiar em Deus. Depender somente dele. Hoje é dia de nos livramos dos pecadinhos e até dos pecadões que nos rodeiam. De não permitir que nosso copo fique debaixo de uma pia de pecados. Esvazie seu copo lave-o no sangue de Jesus. Hoje é dia de olhar somente para o Senhor. É Ele que nos capacita para vencermos a corrida. Pensemos somente naquele que enfrentou tal oposição dos pecadores contra si mesmo para que não nos cansemos, nem desanimemos.

            Senhor, revigora nossas forças, traz uma unção nova sobre nós. Traz alegria, graça, paz, força, fé. Senhor traz tua presença sobre nossas vidas. Amém.              

Por:. Pr. Gustavo Bessa, Min. Diante do Trono - MG

Nenhum comentário: