quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Meu compromisso com você


Texto Base: Mateus 26: 36 a 40

            “Então chegou Jesus no Getsêmani e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E levando consigo Pedro e dois dos filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então disse-lhes: a minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E indo um pouco adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como Tu queres’. E voltando-se para os seus discípulos achou-os dormindo; e disse a Pedro: ‘Então nem uma hora pudeste vigiar comigo?’” (Mt 26.36- 40.)

            Era chegada a hora em que Jesus seria preso e crucificado. Ele começava a sentir ali o peso do pecado da humanidade sobre seus ombros e queria ter ao seu lado seus amigos, seus discípulos que há três anos conviviam com Ele. Ele era Deus sim, mas, naquele momento, como homem, Ele sentiu a “necessidade” de ter alguém ao seu lado, para, pelo menos, orar com Ele. Mas isso não aconteceu. Ao voltar, encontrou Pedro, aquele que dissera que se entregaria à morte por amor a Jesus, adormecido.

            Este, na minha opinião, é o momento mais importante na vida de Jesus, para o plano da salvação. Neste momento, se o Jesus homem desiste de sua missão ou se Deus resolve atender a seu primeiro pedido, estaríamos hoje todos condenados.  

            Mas Jesus faz uma oração de renúncia: “não seja como eu quero, mas como tu queres.” Jesus tinha um compromisso comigo e com você e esse compromisso tinha um preço: todo o seu sangue, a mais profunda dor, sua vida!  

            Há algumas lições implícitas neste texto que quero compartilhar com vocês.

1. O lugar: Getsêmani - chama-se “lagar de óleo”. Era um pomar de oliveiras fechado que incluía uma prensa para espremer o óleo das azeitonas. Quando as azeitonas são espremidas é que se extrai o azeite. É no momento da prensa que extraímos o melhor ou o pior que há em nós. Jesus estava vivendo esse momento. Jesus estava na prensa, pois todo o pecado da humanidade estava sobre Ele. Porém, foi ali que foi extraído o mais puro óleo. O óleo da salvação; 

2. O motivo: oração - Jesus era um com o Pai (Jo 10:30). Ele sabia que a oração de um justo move os céus (Tg 5:16 - “A oração de um justo é poderosa e eficaz”).  A oração é nosso momento de mais profunda intimidade com Deus (Cl 4:2 - “Dediquem-se a oração, estejam alertas e sejam agradecidos.”). A oração é poderosa em todos os seus efeitos  (2Cr 7:14). No momento de sua mais profunda angústia, vá orar. A oração nos fortalece pois nos aproxima do pai. Mateus 7: 7 e 8 nos dizem: “Peçam e lhes será dado, busquem e encontrarão, batam e a porta lhes será aberta.”   

3. A companhia - Jesus levou consigo seus três discípulos mais íntimos: Pedro, Tiago e João. Embora amasse a todos de igual modo, Jesus tinha uma intimidade maior com eles e estes gozavam da confiança especial de Jesus. Isso nos mostra que devemos ter amigos  de verdade para lutarem conosco. Não lute sozinho. A auto-suficiência é uma armadilha do diabo. Existem pessoas que sempre dizem: “ah porque eu consigo isso sozinho”. “Ah porque eu posso vencer sozinho.” Ninguém consegue nada sozinho. Até Jesus, o filho de Deus, chamou doze discípulos para estarem com ele. Ec. 4: 9, diz: “é melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” Não ande sozinho. Esteja em célula, tenha parceiros de oração. Se você está sozinho, esta noite procure se integrar a uma célula. Vamos lutar juntos.

4. O compromisso: “não seja como eu quero, mas como tu queres”. Jesus tinha um compromisso com nossas vidas. Jesus sabia que mesmo diante do terrível sofrimento que o esperava ele não podia voltar atrás. Ele foi até o fim por amor de nós. Hebreus 4:15, diz: “pois não temos um sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas, mas sim alguém que como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.”    

Filipenses 2:8 e 9, diz: “E,sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome.”

Estar comprometido com vidas é o nosso compromisso hoje.   

Qual o tamanho do teu compromisso com Jesus?

            É o comprometimento que distingue os sonhadores dos vencedores. Os vencedores fazem com que o compromisso saia do campo das idéias para uma vida prática de grandes conquistas em Deus.

           Mas sempre nos deparamos com pessoas que dormem. Naquele momento os discípulos estavam dormindo. Qual era o compromisso deles com Jesus? Seu compromisso era com seu bem-estar ou com Jesus?

            É o compromisso que nos faz andar a segunda milha. Mas você só pode se comprometer com aquilo que você ama!

            Jesus se comprometeu comigo e com você porque nos amou demais. E nós?

Por:. Alan Rick - 12 do Pr. Agostinho Ribeiro - IBB - Rio Branco Acre

Nenhum comentário: