Deuteronômio 8 VS. 2 e 3.
2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
3 - E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
Neste texto o Senhor esta se referindo ao povo de Israel, o qual ele tirou do Egito para levar a terra prometida.
Povo este que traz muitas lições para nossas vidas.
Primeira lição:
Cumprimento de promessas; o que Deus te prometeu, não importa o tempo que passe, ele vai cumprir, porque o meu Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa, e não importa a situação ou as circunstâncias Deus vai cumprir todas as promessas feitas para sua vida.
Segunda lição:
Ninguém sai do Egito e vai direto para terra prometida sem antes passar pelo deserto.
Terceira lição:
Deserto é Lugar de Organização
Da metade do livro de Êxodo, todo livro de Leviticos até aos 10 capítulos do livro de Números é somente organização.
Como você quer sair do deserto se você ainda é uma pessoa desorganizada? Se organize, organize sua vida, e você verá a gloria de Deus sobre sua vida.
Quarta lição:
Deserto é lugar de preparação, lugar de lutas, lugar de humildade, lugar de humilhação, lugar de provas. É no deserto que aprendemos a viver na dependência de Deus, mas quando falo em dependência é dependência total, de você se alimentar hoje crendo que o de amanhã o Senhor proverá.
É no deserto que o senhor conhece a mais profunda sinceridade do teu coração.
Quinta lição:
Deserto também é lugar de vitorias e de milagres, VS 4 Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Números 31 VS 6 e 7: E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santuário, e com as trombetas do alarido na sua mão. E pelejaram contra os medianias, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens.
Nesta batalha o exercito de Israel destruiu toda a cidade, e nenhum de seus guerreiros foram feridos. E muitas outras vitorias, o povo era conhecido como indestrutível.
Amados, é no deserto que vivemos mais próximos de Deus, é no deserto que vemos a gloria de Deus em nossas vidas.
Você determina o tempo em que vai passar no deserto.
A sua permanência no deserto só depende de você, da sua fé, das suas atitudes, a viajem do provo de Israel duraria 40 dias, mas duraram 40 anos. Você murmura a cada falta de algo na sua vida? Deus te da uma vitoria, você o glorifica, o exalta, mas próxima luta o que você faz? Murmura? Reclama que o Senhor te tirou da escravidão para morrer no deserto? Você chega a preferir a escravidão do que o deserto? Como esta teu coração? Enquanto ele estiver no Egito, você não verá a terra prometida.
Para que você saia do deserto e conquiste a terra prometida você tem que;
Se humilhar diante de Deus.
Ser organizado.
Não murmurar.
Aprender a viver na dependência de Deus.
Ter um coração sincero, verdadeiro e obediente, e cumprir tudo aquilo que o Senhor de ordenar.
Ter fé.
E principalmente esquecer da escravidão do Egito. Sem esquecer o passado você não pode conquistar o futuro.
Amados, por mais difícil que seja, por mais doloroso, fique feliz por esta no deserto, pois isso mostra que o Senhor já te tirou do Egito, da escravidão, e você está próximo, muito próximo da terra prometida, terra onde mana leite e mel.
Creia teu milagre esta próximo, muito próximo.
Nunca diga que não é capaz de vencer, Moises mandou 12 homens olharem a terra que o Senhor prometera, apenas Josué e Calebe disseram que era possível conquistar. Os demais só viram os obstáculos e as dificuldades.
Será que você ainda não conquistou a sua vitoria porque esta como os outros 10 enviados, que dizem não ser capaz, que dizem que a terra esta cheia de gigantes? Que só vêem as barreiras? Se foi o Senhor que te prometeu, pare de colocar barreiras, se Deus prometeu, pare de enxergar os gigantes e observe o quanto a terra é frutífera, o quanto a terra é produtiva, comece a se ver nesta terra, comece a ser ver colhendo seus frutos.
Peça perdão a Deus por tantas vezes ter murmurado, por tantas as ingratidões para com Deus, Glorifique a Deus, não apenas por suas vitorias, ou pelas providências, mas o glorifique porque ele é Deus, porque mesmo nós não sendo merecedores, ele deu seu único filho pelo perdão dos nossos pecados, glorifique a Deus pois ele é merecedor de toda honra e de toda gloria para todo sempre.
Por:. Marcos Lima
3 comentários:
Parabéns por essa mensagem... Tenho certeza que veio do coração de Deus. Há muitas pessoas atravessando desertos e não sabem... Não têm esse entendimento! Minha família está atravessando um deserto mas creio na vitória já! Deus é Deus fiel e creio em suas promessas! Parabéns pelo blog Marcos! Abraços
Meu irmão, aqui vai meu pequeno comentario sobre esta mensagem:O deserto para muitos é sofrimento, mas para aquele que tem um Deus como o nosso, sabe que no deserto Deus faz milagre.
Parabéns por ter este entendimento, e interpretação da palavra de Deus,tenho certeza que será benção para todos os que lerem.
Postar um comentário