Habacuque 3:2
“Ouvi, Senhor a tua voz e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos e no meio dos anos faze-a conhecida. Na ira lembra-te da misericórdia.”
Aqueles irmãos tiveram um início glorioso em sua experiência com Deus. A epístola de Paulo aos Efésios nos dá a entender que aquela igreja não era problemática, como a de Corinto, por exemplo. Os efésios eram espirituais, entusiasmados e abençoados no princípio.
Contudo, o tempo passou e algo mudou. Aparentemente, tudo estava como antes: as obras continuavam “a todo vapor”. A igreja de Éfeso era muito ativa e trabalhadora. Entretanto, a essência estava comprometida. Havia muito trabalho e pouco amor; muita atividade humana e pouca unção do Espírito.
Veio então a palavra do Senhor com o objetivo de avivar a sua igreja. E o que é avivamento? É renovação. É reanimar. É dar vida. Segundo E. Cairns, Avivamento “é a obra do Espírito Santo, no sentido de restaurar o povo de Deus a uma vida espiritual, de testemunho e trabalho mais dinâmicos, mediante a oração e a Palavra, após profundo arrependimento por seu declínio espiritual. Os elementos permanentes do avivamento são a oração, a Palavra e o Espírito Santo de um Deus soberano que usa o ser humano como seu instrumento.”
Avivamento não é sinônimo de barulho, música agitada, palmas e gritos. Tudo isso pode, eventualmente, ocorrer, mas o avivamento legítimo é o resgate de valores espirituais outrora abandonados. Avivamento é amor.
Seu fundamento está firmado em três fatores indispensáveis: arrependimento, estudo da Bíblia e oração, II Cr 7:14 é um texto que fala de avivamento.
Na Bíblia vemos o relato de Habacuque, um profeta de fé vertiginosa que previu a invasão babilônica em Israel durante o reinado de Josias (de 640 a 609 a.C.). Foi contemporâneo de Jeremias, morava em Judá e se indignava com a corrupção moral do povo. Habacuque clamou pelo avivamento de tempos em tempos e Deus o ouviu!
Vejamos resumidamente alguns dos grandes avivamentos em momentos cruciais da história da humanidade.
1. O Grande avivamento entre 1739 e 1791 é freqüentemente chamado de Reavivamento Wesleyano. John Wesley foi um homem levantado por Deus para pregar na Inglaterra e nos EUA. Ele também fez mais para conservar o fruto do avivamento. Sua frase inesquecível: "Dá-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo."
Criou as "sociedades de avivamento" nos lugares onde ele ministrava. Estes grupos pequenos se reuniam para oração, encorajamento e estudo bíblico. Seu estilo de pregação ao ar livre, sua mensagem de salvação pela fé, e sua utilização de leigos como pregadores e líderes das sociedades, levou à sua saída da igreja Anglicana, e o estabelecimento da igreja Metodista. John Wesley viajou e pregou em toda Inglaterra e EUA e o fogo de avivamento se espalhou rapidamente. Em agosto de 1770 havia 30 mil membros, 121 pregadores e 50 zonas na Inglaterra e cerca de 100 capelas nos Estados Unidos. Quando Wesley morreu, no dia 2 de março de 1791, havia mais de 120.000 metodistas nessas sociedades.
Finney começou reuniões de oração com os jovens da igreja, e todos foram convertidos. Depois ele foi visitar seus pais, e ambos foram tocados poderosamente por Cristo. Finney continuou tendo experiências poderosas e sobrenaturais com Deus, e passou a gastar muito tempo a sós com Ele em oração e jejum. Ele começou a pregar, primeiro nas pequenas cidades e aldeias, e depois nos grandes metrópoles, e muitos foram poderosamente convertidos. Criou os 'grupos de oração', que se espalharam por 10 mil cidades e municípios, resultando na conversão de pelo menos um milhão de pessoas.
Em 1891, aos treze anos de idade, Roberts começou a ter fome e sede, e orar por duas coisas importantes: (1) para que Deus o enchesse com o Seu Espírito, e (2) para que Deus enviasse o avivamento ao País de Gales. Roberts fez talvez o maior investimento no banco de oração de Deus a favor do reavivamento que o Senhor desejava enviar.
Os bares e bordéis fecharam, as livrarias evangélicas venderam todos os seus estoques de Bíblias. O avivamento tornou-se manchete nos principais jornais do país. A presença de Deus "parecia ser universal e inevitável", invadindo não somente as igrejas e reuniões de oração, mas se manifestando também "nas ruas, nos trens, nos lares e nas tavernas”. "Em muitos casos, os fregueses entravam nas tavernas, pediam bebidas e depois davam meia-volta e saíam, deixando-as intocadas no balcão. O sentimento da presença de Deus era tal que praticamente paralisava o braço que ia levar o copo à boca”.
6. Governo dos 12. No início da década de 90, um jovem pastor colombiano chamado César Castellanos recebeu do Espírito Santo do Senhor o modelo dos 12, seguindo o exemplo de Jesus que formou 12 discípulos. Hoje a Visão Celular no Governo dos 12 está presente em mais de 85 países sendo atualmente a maior estratégia dos últimos tempos para ganhar, consolidar, discipular e enviar homens e mulheres para o campo.
O avivamento não pode ser confundido com um mover que acontece em alguns cultos e logo depois se acaba... O derramar do Espírito pode acontecer em vários momentos, mas só o avivamento nos marca com o principal atributo de Deus: o amor.
Jo 13:35, diz: “E nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Tudo pode passar, menos a fé, a esperança e o amor.
Só podemos ser reconhecidos como crentes avivados se nos amarmos e se amarmos as pessoas. Porque o amor promove avivamento. Quando João descreveu o amor de Deus pelo homem, não encontrou palavras.
O amor promove algumas coisas:
1. O amor promove perdão (Lc 6:27). Quando você ama um inimigo automaticamente não terá mais um inimigo. Isso requer perdão. Está implícito nessa passagem. Mateus 6:12, na oração modelo Jesus nos manda perdoar.
Dois dos principais motivos de doenças emocionais nas pessoas, as chamadas doenças psicossomáticas está no fato de não liberar e não receber perdão. Pergunte pra uma pessoa que tem mágoa de alguém. Quando você conta o mal que aquela pessoa te fez, parece que está acontecendo naquele momento. Quando você libera perdão seja como o Senhor que diz (Hb 10: 17 e 18): “E jamais me lembrarei dos seus pecados e de suas iniqüidades. Onde há remissão deles, não há mais oferta pelo pecado.” Perdoar é esquecer!
Deus quando resolveu salvar o homem ele não chamou um anjinho da 25ª potestade. Não chamou Miguel! Ele deu o seu melhor. Ele deu seu filho! Por isso em Jo 3:16 o apóstolo não tem palavras para resumir o amor de Deus. Será que estamos doando nosso melhor para Deus?
Amor independe de troca. Eu decido amar e não estou interessado se receberei amor de volta ou não. Assim é quando oramos pelos nossos amigos!
Filipenses 4:8 diz: “Tudo o que é bom, tudo o que é amável... nisso pensai.”.
É um fantástico processo mental. Paulo, muito antes da psicanálise já demonstrava através do ES que nossa alma é regida pelo que pensamos. Se pensarmos em ódio, odiamos, mas se pensamos em amor amamos!
Se o ES habita em você, você pode decidir amar!
Quando você vê uma pessoa feliz é uma pessoa que muito ama. Você não tem idéia do poder terapêutico do amor. Quem não ama vive carrancudo. Decida amar. O amor é a prova de que você é um crente avivado!
Por:. Alan Rick – 12 do Pr. Agostinho Ribeiro – IBB, Rio Branco/AC
3 comentários:
Que bênção essa mensagem, Irmão!
É realmente desse avivamento que precisamos, um avivamento que traz mudanças reais e profundas e nos aproxima do Pai. Mas, para isso devemos buscar realmente o Senhor e permitir que Ele possa tocar e usar as nossas vidas!
Irmão, mais uma vez parabéns pelo blog!
Que você seja sempre um instrumento nas mãos de Deus!!!
A Paz...
Irmão, gostei muito dessa sua mensagem e gostaria de ultilizar esta imagem para um cartaz de uma campanha que iremos fazer na nossa igreja, justamente baseada neste capitulo do livro de habacuque . gostariamos de ter a sua permissão. Desde já Deus te abençoe sempre.
Olá meus queridos irmãos; A Paz de Cristo.
Estamos vivendo dias de angústia, conforme a bíblia tem nos mostrado. Nestes momentos difíceis só a palavra de Deus que é alimento nos fortalece.Como sempre digo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Encontramos nestes blog's cristãos ,ferramentas para o nosso aprendisado.Parabéns pelo blog, muuito abençoador. Gostaria também de compartilhar com os irmãos o nosso Blog:
"Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com/
Fiquem na Paz.
Josiel Dias
Cons. Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro
Postar um comentário